Vacinas contra Influenza já estão disponíveis

O Ministério da Saúde lança a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza, no período de 04 de maio a 22 de maio. O dia 9 de maio será o dia de mobilização nacional.

Em Alfenas, haverá vacinação nos Centros Educacionais Infantis (CEMEI), em datas a serem agendadas. No dia 09 de maio as salas de vacinas estarão abertas das 8h às 17h. Neste dia haverá uma equipe de vacinação atuando no Centro Vivencial.

Os grupos a serem vacinados são:

Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

Gestantes – qualquer idade gestacional;

Puérperas – Até 45 dias após o parto;

Trabalhadores de Saúde;

Pessoas com 60 anos e mais;

População privada de liberdade;

Pessoas Portadoras de doenças crônicas;

População Indígena.

Os posto de vacinação na cidade são:

– Ambulatório Aparecida: RUA PADRE CORNELIO HANS, 1233, APARECIDA

– Ambulatório São Vicente- RUA BIAS FORTES, 668, CENTRO

– PSF Pinheirinho: RUA JOAO JANUARIO MAGALHAES, 414 PINHEIRINHO

– PSF Primavera: ALAMEDA DAS PALMEIRAS JD. PRIMAVERA

– PSF Nova América RUA WANDERLEY DE CASTRO,275, JD AMERICA.

Influenza

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

You may also like...

0 thoughts on “Vacinas contra Influenza já estão disponíveis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *