Última Sessão do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico

cinema

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Letras/Espanhol e o Pibid do curso de História, juntamente com o Cineclube Unifl, após interações para a escolha, seleção dos filmes e definição do caráter da presente proposta, convida para a 3ª e última exibição do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico, uma ação pibidiana interdisciplinar agendada para sábado, dia 20 de junho, às 15h, no auditório Dr. João Leão de Faria da Universidade.

Após a exibição, será realizado um debate com convidados, pibidianos, supervisores, professores, estudantes, acadêmicos e toda comunidade presente. Nesta ocasião, dois convidados participarão do debate : o Prof. Raphael Nunes Nicoletti do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Unifal que abordará o filme numa perspectiva artístico histórica, latino-americana; e o estudioso chileno da obra musical de Violeta Parra, convidado internacional Víctor Muñoz Fredes.

O filme a ser exibido intitula-se “Violeta foi para o Céu” (Violeta se fue a Los Cielos, 2011), de Andrés Wood, mesmo diretor de outro filme chileno chamado Machuca. Uma coprodução entre Chile, Argentina e Brasil, o vídeo venceu o Sundance Festival 2012 e traz a vida da cantora “Violeta Parra”, uma das principais precursoras do movimento no qual ficaria conhecido como Nova Canção Chilena (entre os anos 1960-1970), que resgatava o folclore do país e o utilizava como inspiração para novas obras, permeadas de críticas sociais.

Baseada na biografia da cantora escrita por seu filho, Ángel Parra, um dos colaboradores do filme, a obra cinematográfica não é tão política quanto o filme que tornou Wood conhecido, fazendo a opção de mergulhar no universo particular da cantora traçando um perfil poético e ao mesmo tempo realista. Para isso, colabora a interpretação magistral da atriz Francisca Gavilán, que incorpora a personagem, bem como, sua inquietude, rebeldia e ao mesmo tempo tristeza e melancolia. A atriz chega até mesmo a interpretar as músicas da cantora com perfeição, o que requereu quase um ano de ensaio.

You may also like...

0 thoughts on “Última Sessão do Ciclo de Cinema Intercultural Hispânico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *