Em viagem à Espanha, alunos e professores do ICHL analisam documentos raros

Durante o 1º Encontro Internacional “Viaxeiros: do Antigo ao Novo Mundo”, que reúne na Espanha e em Portugal, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos da Unifal, da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e a Universidade Nova de Lisboa (Portugal); alunos e professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) tiveram acesso à documentações e manuscritos medievais da Biblioteca América, da Universidade de Santiago de Compostela.hist

“São manuscritos dos séculos XI ao XV que retratam todo panorama político e social da época”, salienta o professor de História da Unifal, Cláudio Umpierre Carlan, que participou do encontro.

De acordo com Prof. Carlan, todo processo de visita e análise à documentação contou com a participação do Prof. Díaz Bustamante, catedrático da instituição. “O contato com uma série de documentos, raros e antigos, nos ajudará a esclarecer passos nos mais diversos períodos históricos, além da influência europeia na formação da sociedade brasileira”, relatou.

O evento internacional aconteceu de 03 a 13/06 e visou à troca de experiências entre os grupos de pesquisas das três universidades participantes, bem como a possiblidade de promover futuras ações em conjunto, envolvendo alunos do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI) e do curso de História da Unifal, por meio de acordos de cooperação.

Participaram do encontro: os professores Adaílson José Rui, Alisson Eugênio, Carlos Tadeu, Cláudio Carlan, Fernanda Ribeiro, Paulo Romualdo e Sandro Cerveira; os mestrandos Jordano Viscose, Bruno Hermes de Oliveira Santos e Ronison Pena de Paula; e a graduanda do 5º período do curso de História, Alda de Sousa.

You may also like...

0 thoughts on “Em viagem à Espanha, alunos e professores do ICHL analisam documentos raros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *