A Parada Gay de Alfenas está de volta!

PARADA2015
O tema da X Parada do Orgulho LGBT do sul de Minas, neste ano de 2015 é “Rompendo o Silêncio”, evento realizado pelo Movimento Gay de Alfenas e outros parceiros. Tema escolhido pelos organizadores da Parada devido os quatro anos que Alfenas ficou sem Paradas e o aumento da força política e das ações no Congresso Nacional da bancada religiosa fundamentalista.

 

DSC09696A primeira e maior Parada LGBT do sul de Minas, que acontecerá em Alfenas no dia 13 de setembro, será um dia em que o colorido da diversidade se fará presente com milhares de pessoas. Pela magnitude dessa manifestação-festa-irreverência-visibilidade é que a Parada já é um dos momentos mais importantes para a nossa região. Diante de tantos recentes ataques contra os direitos LGBTs, com a negação direta do Estado Laico e com o levante virulento de grupos religiosos fundamentalistas, os Direitos Humanos parecem ser apenas  uma moeda de troca a serviço de uma velha política. Neste ano a Parada relança um dogma: “Amai-vos uns aos outros” ,porém, enlaçado de cores, típico das diversidades, que por séculos parecem ter sido ignoradas.

No dia 13 de setembro de 2015, a Praça Getúlio Vargas será tomada por milhares de pessoas que manifestarão orgulho e exigirão os direitos para a população LGBT. Essa mesma praça já foi palco de ataques contra lésbicas e gays, evidenciando a intolerância e a violência contra essa população. As vítimas? Toda sociedade, pois cada agressão que ocorre no Brasil, são famílias, são amigos, são seres humanos que sofrem seus efeitos. Não bastasse a intolerância de grupos neonazistas e de pessoas que não toleram a diversidade, desde o veto da presidenta ao Kit Escola sem Homofobia, tem ocorrido diversas ofensivas por setores fundamentalistas, incluindo parlamentares do Congresso Nacional.DSC09716Esses ataques mostram cada vez mais que há dois projetos de sociedade em disputa: de um lado o projeto de uma sociedade pautada no fundamentalismo religioso cristão que promove a intolerância e desrespeito  à diversidade humana e de outro o projeto de uma sociedade pautada na defesa irrestrita dos Direitos Humanas, na garantia do cumprimento da Constituição Federal, na defesa do Estado Laico e no respeito à toda diversidade. Participar da Parada do Orgulho LGBT de Alfenas é, antes de mais nada, posicionar por uma sociedade pluralista, laica, onde todos e todas tenham seus direitos garantidos.

Por isso, a comissão organizadora da Parada de Alfenas convida todos os coordenadores, professoras/es e estudantes a participarem do bloco da Parada do Orgulho LGBT. E aí? Vai ficar fora dessa? Domingo, dia 13 de setembro te esperamos para somar  com os milhares que ocuparão a Getúlio Vargas em defesa do amor e em defesa da vida. Nosso ponto de encontro é às 14h na Mão Inglesa da Praça para reafirmar aos milhares de coloridos a necessidade da Luta pró- Direitos Humanos e festejar, sem grandes regalias, as liberdades de todos.DSC09673
Vamos levar nossa cor para montar as cores do arco-íris. Nossa cor será pela Paz, a paz que os oprimidos e criminalizados por suas orientações sexuais querem no seu dia-a-dia, seja no andar nas ruas ou no beijar e abraçar as pessoas, uma paz que parece pouco, mas nos é gigante para a concretização dos nossos direitos. De cor em cor, o coro dos milhares será plural, como a identidade da Parada e de todos nós.

“Quando alguém se diz neutro, é porque já optou pelo lado do opressor” Max Weber
“Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer-lhes que o  verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor”. Che Guevara
“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”  Rosa Luxemburgo
“O povo que subjuga outro, forja suas próprias cadeias” Karl Marx.

You may also like...

0 thoughts on “A Parada Gay de Alfenas está de volta!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *