SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ TEMA DE CONFERÊNCIA EM ALFENAS

Evento definiu as ações da Assistência Social no Município de Alfenas para os próximos anos.

No dia 5 de agosto de 2015 aconteceu no auditório Leão de Faria na UNIFAL, a X Conferência Municipal de Assistência Social, cujo tema foi “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, com o lema: “Pacto republicano no SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

historico_clinico

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS com o apoio da Secretaria de Promoção e Ação Social. Participaram 302 pessoas, entre usuários, representantes de entidades de assistência social do município de Alfenas e trabalhadores, que puderam avaliar, debater, propor e deliberar sobre as novas diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS em âmbito municipal, estadual e federal.

Durante a abertura do evento a presidente do CMAS – Márcia Maria da Silva Bem destacou os objetivos da X Conferência e fez a leitura do Regimento Interno.

Posteriormente houve apresentações das oficinas de música do CRAS Alvorada e do CRAS Campos Elíseos (núcleo Florescer) e da oficina de Percussão do CRAS Alvorada, todas atividades integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Em seguida, houve a apresentação do grupo de dança do Programa Trilhas Educativas da Secretaria de Educação e Cultura.

A Secretária de Promoção e Ação Social – Maria Idalina da Silva explicou o que o município cumpriu das deliberações das Conferências Municipais que ocorreram nos anos de 2011 e 2013, sendo que das 7 propostas de 2011, 6 foram cumpridas e uma se encontra em processo de realização.  Já das propostas de 2013, foram cumpridas 15, 10 ainda não foram cumpridas e 7 se encontram em processo de concretização, totalizando assim as 32 deliberações propostas.

Idalina também apresentou aos participantes as ações, programas e serviços que a Secretaria de Promoção e Ação Social desenvolve atualmente, entre eles:

  • Na própria secretaria que conta com o atendimento de uma Assistente Social;
  • No CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social com o Serviço de Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • Nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (Alvorada e Campos Elíseos) com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
  • No Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV desenvolvidos nos CRAS e CREAS, com oficinas de Percussão, Futebol, Música, Contação de Histórias, Taekwondo, Grafitagem e Capoeira.
  • No Albergue São Vicente de Paulo com moradores de rua;
  • No Programa Bolsa Família.

Logo após houve uma palestra com a Assessora da Subsecretaria de Assistência Social – SEDESE, Marta Maria Castro Vieira da Silva, Socióloga, que falou sobre a importância da Conferência e como é realizado este processo no âmbito municipal, estadual e federal.

Foram debatidos os cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e listadas as deliberações que irão nortear a Política de Assistência Social no município de Alfenas nos próximos anos. Além disso, foram elencadas as propostas para serem encaminhadas às Conferências estadual e nacional.

Ao final, foram eleitos os 12 delegados que vão representar o município de Alfenas na Conferência Regional, que acontecerá em Varginha, no dia 23 de setembro de 2015.

Durante todo o evento ocorreram sorteios de brindes doados: pelos CRAS, pelas entidades de assistência social e pelo comércio.

Foi expressiva a participação dos usuários da Assistência Social na X Conferência.

Uma das usuárias que participou do evento, mencionou que não conhecia as ações desenvolvidas na área da Política de Assistência Social em Alfenas e que considera muito importante os avanços que vem ocorrendo. “Creio que é preciso uma melhor divulgação. Não faço uso do CRAS, do CREAS e de nenhum outro órgão e não sabia das maravilhas que vocês realizam até vê-las neste dia. A sociedade precisa descobrir que, dentro de nossa cidade, tem o amparo necessário. Muitas vezes reclamamos que estamos soltos no mundo, mas o trabalho de vocês é riquíssimo, parabéns!”, comentou a usuária que não quis se identificar.

*Com informações da Sec. Mun. de Ação e Promoção Social

Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Alfenas

You may also like...

0 thoughts on “SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SERÁ TEMA DE CONFERÊNCIA EM ALFENAS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *