Professor da UNIFAL-MG participará de Feiras do Livro na região

O professor e escritor Eloésio Paulo dos Reis, docente do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, participará de dois importantes eventos que acontecerão no Sul de Minas, neste mês de setembro.

No dia 24/09, o professor participará da Feira do Livro de Guaxupé (FLIG), evento com foco na valorização do livro e na promoção da leitura, inscrito no circuito e calendário sul-mineiro de eventos ligados ao livro e à leitura, tanto em nível estadual como em nível nacional.

Durante a 2ª edição da Feira do Livro de Guaxupé, Prof. Eloésio ministrará o tema “A leitura como prazer – um lema para salvar a escola” em uma conferência magna. “A leitura é um grande prazer, mas quem precisa senti-lo primeiro são os professores. Enquanto tivermos professores que não estão convencidos disso, os alunos também não vão acreditar. Não tenho nenhuma solução mágica, apenas proponho que a escola reflita seriamente sobre o tema”, apresenta o convidado da FLIG.

Segundo Prof. Eloésio, o assunto se relaciona com a disciplina Metodologia de Ensino de Literatura em Línguas Lusófonas que leciona no curso de Letras da UNIFAL-MG. “Já ministrei esse disciplina para duas turmas, e de início constatei que havia uma grande carência de material teórico sobre o ensino de literatura. Como consequência disso, os licenciados em Letras acabam saindo da faculdade, na maioria das vezes, sem o devido preparo para trabalhar com literatura”, comenta.

De acordo com o autor dos livros“Teatro às Escuras” “Os 10 pecados de Paulo Coelho”, foi uma coincidência o convite dos organizadores da FLIG para falar do tema nesse momento. “Escolhi falar da leitura como prazer porque, além de definir minha relação com a leitura, eu acredito com firmeza que é a única saída para a escola brasileira como um todo, e não apenas para os professores de literatura”, afirma, avaliando: “É urgente que a escola brasileira resgate certas características do ensino antigo, naturalmente descartando aquelas que não combinam mais com os tempos atuais – o uso da palmatória, só para exemplificar, e todo um aparato punitivo que serve mais para esconder incompetências do que para promover a inteligência e o nível mínimo de disciplina necessário a qualquer atividade humana”, avalia.

Uma das organizadoras da Feira do Livro de Guaxupé, Maria Helena Penteado, informou que o convite para participação do Prof. Eloésio no evento foi motivado não apenas pelo foco no incentivo à leitura de escritores do Sul de Minas, mas também pela indicação do escritor por integrantes de Clubes de Leitura. “A escolha do Prof. Eloésio foi pelo grande autor que ele é”, conta, acrescentando: “Na aplicação de um questionário nos Clubes de Leitura e Sociedades Amigos de Bibliotecas (SABs) sul-mineiras, ele foi enormemente apontado, até pelo fato de que, em 2014, nos 160 anos do Lúcio de Mendonça, foi lido o excelente ‘Armadilhas para Lamartine’ de autoria de seu neto, Carlos Sussekind, estudado por Eloésio em sua tese. Eloésio é um ótimo autor, presente em várias tertúlias promovidas pelo Coletivo Sul-Mineiro do Livro. Cada dia ele conquista mais e mais leitores no Sul de Minas”, elogiou.

O convidado também participará de Oficinas de Criação da “Fliguinha”, parte da FLIG dirigida ao público infantil, oportunidade em que falará sobre “Poesia” e sobre “Parque de Impressões”, obra selecionada como referência pelo Ministério da Educação em 2012, para compor o acervo de livros do Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE.

O evento, acontece de 21 a 27/09, e se estende para a população em geral da região biblio-literária de Guaxupé (28 cidades) que alcança uma população de mais de 500.000 habitantes. Acesse mais informações.

Em Alfenas, o escritor participará da 1ª Feira do Livro no dia 26/09, ocasião em falará sobre “Escritor de (em) Alfenas – ser e não ser”.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Feira do Livro em Alfenas terá mostra de obras de escritores alfenenses, a cargo da Biblioteca Municipal de Alfenas, oficinas ministradas pela UNIFAL-MG e Unifenas, além de tenda para pintura de rosto com profissionais do município.

“Livros, gibis, jornais e revistas estarão em plena Praça Getúlio Vargas, expostos aos olhos e às mentes de profissionais da educação e população de Alfenas e região, que há tempos reivindicam um evento cultural à altura do título de ‘Atenas Sul Mineira’ que Alfenas ostenta com orgulho”,destaca a organização em release.

Comentando sobre o tema que escolheu para apresentar em Alfenas, Prof. Eloésio diz que pensou nas pessoas que estão começando a escrever textos literários ou a publicá-los. “Publiquei meus primeiros poemas em jornais de Alfenas, em 1983, e hoje essa possibilidade é muito limitada. É claro que existem jornais que publicam poemas, mas não em Alfenas, e a grande imprensa brasileira nos últimos anos reduziu o espaço destinado à literatura a praticamente nenhum”, assinala, dizendo que em sua opinião, existe uma concepção muito equivocada de que o e-book veio para acabar com os livros impressos.

Conforme Prof. Eloésio, a proposta do tema é discutir o sentido da leitura e da escrita de literatura no mundo atual, os caminhos para a publicação e, o maior problema de todo escritor: a dificuldade de  divulgação e distribuição dos livros.“A partir da minha própria experiência, pretendo discutir com o público da Feira do Livro em que medida alguém pode ser escritor em Alfenas ou qualquer cidade do interior. Até mesmo grandes capitais brasileiras, com exceção do Rio de Janeiro e de São Paulo, são lugares onde alguém pode escrever, mas dificilmente viver como escritor. Portanto, vamos dialogar sobre estas perguntas: é possível escrever numa cidade do interior, com qualidade e textos que interessem aos leitores em geral? Alfenas, ou qualquer outra cidade da região, proporciona o ambiente necessário (do ponto de vista profissional, inclusive) para alguém ser escritor? Escrever e publicar significa ser escritor ou só deve ser considerado assim quem vive da literatura?”

O evento acontecerá das 08 às 17h, no próximo dia 26, na Praça Getúlio Vargas em Alfenas.

Reportagem de Ana Carolina Araújo – Assessoria de Imprensa da Unifal-MG – Patrícia Oliveira.

 

You may also like...

0 thoughts on “Professor da UNIFAL-MG participará de Feiras do Livro na região”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *