Combate intenso reduz número de notificações de dengue em Alfenas

A intensificação do combate à dengue tem trazido os primeiros resultados na cidade de Alfenas (MG), que é o município com o maior número de notificações do Sul de Minas até o momento. A população tomou consciência dos riscos, aumentou o cuidado e a Vigilância em Saúde já sente a mudança.

O boletim mais recente mostra um número de 289 notificações por semana, contra as mais de 400 que já chegaram a ser registradas em alguns momentos deste ano. “É um trabalho conjunto, alinhado entre a Vigilância em Saúde e a população. Nas últimas quatro semanas notamos essa mudança positiva”, destacou o coordenador da vigilância, Denis de Oliveira Rodrigues.

Número de notificações de casos de dengue aumentam em Alfenas (Foto: Reprodução EPTV)

A cidade já tinha alcançado o maior número de casos prováveis da doença, chegando a mais de 2,8 mil notificações. Por isso, os moradores também estão mais conscientes dos riscos e tem buscado modos de frear o mosquito Aedes aegypit.

Um exemplo é o empresário Reginaldo José de Sousa, que instala telas que evitam a entrada de insetos e outros animais em casa. Ao longo de 7 anos na função, ele conta que sempre teve bastante procura, mas que nunca atendeu tantos pedidos como atualmente.
“Ano passado, por exemplo, eu atendia duas pessoas por semana, neste ano eu atendo até duas por dia e é por causa da dengue, né”, contou.

Outra pessoa que tem trabalhado mais é o empresário Francisco Izaquiel da Silva Junior. Ele tem uma empresa que faz limpezas de caixas d´água e conta que o serviço aumento em torno de 60% nos últimos meses. “As pessoas estão mais conscientes para fazer a limpeza e evitar o mosquito, né”, comentou.

Fonte: G1

You may also like...

0 thoughts on “Combate intenso reduz número de notificações de dengue em Alfenas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *