Cadeirante faz primeiro voo em balão adaptado em São Lourenço, MG

O vendedor Rafael Augusto de Mattos Ferreira perdeu o movimento das pernas há oito anos, quando fraturou o fêmur. A deficiência na locomoção não tirou o gosto pela aventura e agora ele se tornou o pioneiro de um projeto de voo de balão para cadeirantes desenvolvido em São Lourenço(MG). A cidade é sede da Federação Mineira de Balonismo.

A ideia de adaptar balões para pessoas com cadeira de rodas surgiu em 2009 com o início da prática de balonismo em São Lourenço, explica o presidente da federação, Flamarion Barreto. Segundo ele,  ampliar o público da atividade é um sonho realizado. “É um projeto que já vem de um longo tempo e fazer isso na cidade onde escolhi para viver é muito bom. Me sinto literalmente nos ares”, comemora.

O balão é um pouco maior que os tradicionais e possui um cesto com plataforma para manter a cadeira fixa durante toda a viagem. Com todos os ajustes feitos, Rafael conseguiu testar a adaptação na quinta-feira (21) e ver toda a cidade a 400 metros de altitude.

“Sempre foi um sonho grande andar de balão, ainda mais que é a primeira vez que esse balão faz um voo”, diz o vendedor. “É uma sensação de liberdade. Todo mundo é igual aqui em cima.”

A noiva Francismara Ferreira Sales acompanhou tudo de perto e se emocionou com a alegria de Rafael. Projeto aprovado. “Uma emoção muito grande. Um dia muito legal com a oportunidade de ele estar no balão com todo o conforto”, garante.

Fonte:G1

You may also like...

0 thoughts on “Cadeirante faz primeiro voo em balão adaptado em São Lourenço, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *