Encontro de girocópteros reúne pilotos em São Sebastião do Paraíso

Um encontro reúne amantes de girocópteros desde quinta-feira (26) em São Sebastião do Paraíso (MG). Cerca de 100 pilotos participam do evento, expondo os modelos e fazendo voos experimentais. Um dos três fabricantes deste tipo de aeronave fica na cidade. A aeronave é considerada um dos transportes mais seguros do mundo.

No encontro, é possível ver inúmeros modelos da aeronave. É a primeira vez que gironautas de várias partes do país se encontram no aeroporto de São Sebastião do Paraíso.

A aeronave experimental do Xico Donizete atinge, em média, de 100 a 120 quilômetros por hora, tem autonomia de duas horas de voo e pode chegar a quase 2 mil metros de altura. No ar ele pode também dar um show de desempenho, como os aviões da Esquadrilha da Fumaça. “Uma demonstração para vocês curtirem mais o voo da máquina”, explica Donizete.

Valmir Sousa mora em São Sebastião do Paraíso e é um dos três fabricantes de girocópteros no país. Os outros dois, estão em São Paulo e Santa Catarina. Segundo ele, uma aeronave como esta custa de R$ 80 mil a R$ 130 mil, e apesar de não ser muito conhecida no Brasil, existe há mais de 80 anos.

A aeronave surgiu na década de 1930. “O autogiro foi largamente usado na Segunda Guerra Mundial pelos alemães, eles usavam como aeronave de observação. Ele era colocado dentro do submarino. É uma aeronave fácil de transportar”, explica Sousa.

Segundo o piloto João Bosco Cortez, o girocóptero é um dos transportes mais seguros do mundo. Se der alguma pane no ar e o motor parar, ele não despenca. Uma pá da aeronave continua girando, mantendo o voo.

“A gente diz que o girocóptero é a única aeronave que voa com um paraquedas, porém o paraquedas já está aberto e funcionando. Este é o princípio”, comenta o piloto.

O encontro segue até este domingo (29).

Fonte:G1

You may also like...

0 thoughts on “Encontro de girocópteros reúne pilotos em São Sebastião do Paraíso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *