‘Bueiros inteligentes’ são instalados na área central de Poços de Caldas

Para tentar resolver o problema dos alagamentos na região central de Poços de Caldas (MG), o município investiu em ‘bueiros inteligentes’. Os bueiros do Centro da cidade estão ganhando cestos coletores, que funcionam como um filtro e facilitam o trabalho de remoção e limpeza do lixo que fica acumulado.

O trabalho de instalação dos bueiros teve início na última semana. Eles vão servir para evitar que o lixo jogado na rua – como papel, tocos de cigarro, latas de alumínio, entre outros – vá direto para a rede pluvial, obstruindo a passagem de água da chuva e, consequentemente, contribuindo para os alagamentos.

Ao todo, serão instalados 250 cestos coletores. O criador do projeto do ‘bueiro inteligente’, Renato Vila Verde, patenteou a ideia e explica como ele funciona. “É importante o projeto, ainda mais sabendo que nos próximos dias poderemos retirar em torno de 20 toneladas de sujeira, que poderiam entupir as galerias”, disse.

Ainda segundo ele, os bueiros inteligentes são fabricados sob medida, porque nem todos têm o mesmo tamanho. “Antes da instalação foi feita a limpeza, depois feita a medição, um por um”, explicou.

Antes de começar a construir os cestos, ele encontrou 40% dos bueiros entupidos na cidade e garante que a manutenção é fundamental. “É importante limpar a cada 15 dias para evitar que fique entupido novamente”, finalizou Vila Verde.

Novos bueiros com filtros são instalados para evitar alagamentos em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)

Fonte: G1

You may also like...

0 thoughts on “‘Bueiros inteligentes’ são instalados na área central de Poços de Caldas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *