Hospital referência em tratamento psiquiátrico pode fechar em Passos

Com déficit financeiro, o hospital Otto Krakauer pode fechar as portas em Passos(MG). A instituição, que é referência em tratamento psiquiátrico no Sul de Minas, diz que o dinheiro repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não é reajustado há oito anos e que, em breve, não vai poder bancar mais os custos de funcionamento.

O Otto Krakauer atende pacientes de 115 municípios do Sul de Minas. “Ocupação de leito é 100%, [com] 156 pacientes. Vêm da macro-sul, de mais de 110 municípios da região, com o objetivo de atender todos os transtornos mentais e dependência química”, diz Tânia Carneiro, enfermeira coordenadora do hospital.

Só que desde 2009, os valores repassados pelo SUS não são reajustados. Segundo o presidente da fundação mantenedora do hospital, Aldir Ribeiro, o déficit mensal gira em torno de R$ 70 mil.

“Houve um congelamento das AIHs (Autorizações de Internação Hospitalar), que é a remuneração que nós recebemos do estado. E esse congelamento fixou a AIH em R$ 49, e os nossos custos não se congelaram da mesma forma. Nossos custos vêm aumentando ano por ano”, explica.

Segundo o presidente da fundação, apesar do hospital não ter dívidas, os recursos devem durar só até o final de junho. Por isso, o funcionamento pode estar com os dias contados. “Nós não estamos cobrindo os nossos custos. Se não fosse a população, que nos ajuda muito, o comércio, a indústria, já teríamos fechado há muito tempo”, diz.

Os parentes dos pacientes estão preocupados com a situação. “Esse hospital não pode fechar, porque as famílias sofrem muito com os pacientes em casa”, diz a aposentada Maria Inês Pereira.

“Nunca pode fechar as portas. Nossa, agradeço muito, muito, por este hospital estar aberto até hoje”, completa a dona de casa Elza de Oliveira.

Uma comissão formada por aproximadamente 30 pessoas, entre representantes do hospital, do legislativo e da Secretaria de Saúde de Passos, foram recebidos pelo secretário estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, (MG). Na ocasião, foi exposta a situação do hospital Otto Krakauer, e Cruz ficou de avaliar, com a assessoria da Secretaria, formas de solucionar os problemas.

Fonte:G1

You may also like...

0 thoughts on “Hospital referência em tratamento psiquiátrico pode fechar em Passos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *