Chuva de granizo atinge lavouras e deixa cidade sem luz no Sul de MG

Produtores agrícolas contabilizam perdas em lavouras neste sábado (17) depois que uma chuva de granizo atingiu as cidades de Espírito do Dourado (MG) e São João da Mata (MG). A chuva foi registrada durante a madrugada. Em São João da Mata, a polícia relatou que pelo menos uma casa ficou destelhada.

Em uma plantação de morango, as pedras de gelo chegaram a cerca de 1 metro de altura, segundo moradores. O funcionário da área atingida entrou no meio do granizo acumulado em um dos pontos da fazenda para mostrar a dimensão do fenômeno ocorrido na região.

Pedras de gelo atingiram Espírito Santo do Dourado e São João da Mata neste sabado, 17 (Foto: Reprodução/EPTV)

Segundo o agrônomo Pedro Paulo, outras culturas também sofreram perdas com a chuva, que começou por volta de 2h30 e durou cerca de 20 minutos.

“Atingiu as lavouras de morango, de brócolis e pode ter pego as de batata também. As que estão descobertas foram 100% perdidas”, avaliou o agrônomo. “No caso do brócolis, o produtor vai ter que arrancar. O morango leva de 30 a 40 dias para recuperar, mas ainda não dá para saber qual o tamanho do prejuízo”, disse.

Em São João da Mata, além do destelhamento de uma casa, moradores da zona rural ainda ficaram sem energia elétrica. Segundo a assessoria da concessionária do serviço, a Cemig, a chuva danificou um aparelho que atendia a cidade, mas o problema foi resolvido no início da tarde.

Outras cidades da Região também foram afetadas pelas chuvas de granizo, neste sábado (17). Em Alpinópolis, segundo os moradores, a chuva foi rápida, durando cerca de quinze minutos.  A chuva também atingiu boa parte de Borda da Mata (MG) e em Caldas (MG), o granizo atingiu principalmente o bairro rural Capivari, mas segundo a Polícia Militar, não foram registradas ocorrências de estragos em lavouras.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que havia previsão de chuva na região, com possibilidade de granizo.

Fonte:G1

You may also like...

0 thoughts on “Chuva de granizo atinge lavouras e deixa cidade sem luz no Sul de MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *